O município de Urubici está situado no Vale do Rio Urubici, na Serra Catarinense, a 60 km de São Joaquim, 158 km de Florianópolis e 357 km da nossa casa. É uma cidade pequena, com pouco mais de 10 mil habitantes. A área urbana está localizada num vale cercado de montanhas. A natureza do município é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois faz parte da Reserva Mundial da Biosfera da Floresta Atlântica.

Desta forma Urubici-SC foi nossa cidadezinha amada por 25 dias, foi o local que até então mais dias ficamos e compartilhamos, o motivo é que nos identificamos muito com a cidade, até por que ela é aconchegante e tem muito de “interior” sendo uma mistura de uma pequena cidade e o campo ao meio.

Nossos dias foram apreciando pontos turísticos, pedalando, sendo turista no “centrinho” e também passando o dia e a noite na oficina mecânica (triste mas real)…hehehehe

Utilizamos de dois postos de combustível para estacionar a kombi no final do dia cozinhar e dormir. O posto Lorenzetti é bem no inicio do centro da cidade lá tem chuveiro (no banheiro dos homens) porem conseguíamos tomar banho bem tranquilas e também utilizar da energia 220 W deles, Gilnei o proprietário foi muito mais que receptivo e também um amigo, tomamos um quentão com ele e contamos um pouco da nossa historia como “viajantes” ele nos disse: “Muitos viajantes passam por aqui mais quase sempre muito rápido do qual nunca tenho a oportunidade de conversar e conhecer um pouquinho mais, do qual sempre quis” desta forma ficamos felizes em poder estar ali naquele momento e compartilhar com ele nossa trajetória.

O posto Serra Azul é uns 3 km do centro porem na mesma avenida principal da cidade, lá infelizmente não tem chuveiro o que nos impedia de poder estar lá sem antes achar um banho em algum lugar da cidade, porem da mesma forma sempre íamos lá pra poder descansar no final do dia, cozinhar e dormir no estacionamento, Sr João o proprietário sempre nos recebeu super bem também fornecendo um ponto de energia 220 W pra nos.

Fora os postos de combustível que passamos mais da metade dos nossos dias em Urubici pra estacionar a kombi e dormir, apreciamos um dia o camping da Dona Ana que se chama Hospedagem Rural Nossa Senhora das Graças que fica sentido “Morro da Igreja” porem pertinho do centro da cidade a 1,7 km, super conhecida na cidade o espaço dela é super completo, conta com pontos de energia, chuveiros e um delicioso café da manha.

Apreciamos uma cabana no bairro “Rio dos Bugres” durante dois dias, esse lugar nos encantou com um por do sol divino, lá o proprietário se chama Fábio e é super acolhedor. A cabana é super aconchegante, conta com um designer super atrativo e um fogão a lenha utilizado como lareira super quentinho rsrs.

Após isso também compartilhamos 2 noites no refúgio ecológico do Ayllu, em uma cabanas que o espaço conta. Lá eles possuem uma horta orgânica, super bem cuidada pelos funcionários, a ideia deles é ser auto sustentáveis no que diz respeito a uma alimentação saudável focando em seus funcionários. Nós apreciamos o lugar conhecendo a horta, fazendo um pedal de cerca de 7 km pela estrada principal e a paisagem é surreal e claro fizemos muito fogo na lareira pra aquecer nossos dias. Ayllu é a 3,4 km de distancia da cascata véu da noiva e conta com muitas atrações turísticas próximas.

Compartilhamos de uma noite na Pousada Caminhos do Mel, que os mesmos participam de um programa do estado que se chama “Acolhida na Colônia” para participar precisa ser agricultor e ter alguma hospedagem, sendo assim esse programa promove muitas interações com os hospedes e a agroecologia. Nós não conseguimos participar pois nosso tempo estava curto demais, porem quem tiver interesse em conhecer esse programa, nós super recomendamos.

Nossa estadia na cidade Urubici-SC foi maravilhosa e nos sentimos em casa, por conta da hospitalidade das pessoas e do lugar que conta com uma natureza exuberante.

Hospedagens:

Posto Lorenzetti Telefone(49) 3278-5074
Posto Serra Azul Telefone(49)3016-2794
Hospedagem Rural Nossa Senhora das Graças Telefone (49) 3278-4040
Cabana Fábio Telefone (49) 9834-6260
Refúgio ecológico do Ayllu Telefone (49) 9157-4675
Pousada Caminhos do Mel       Telefone (49) 9177-4737